quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Retiro Quaresmal

Padre Marcelo Souza disponibiliza retiro espiritual para o Tempo da Quaresma

Queridos amigos,
após um bom tempo relutando, resolvi colocar no ar um blog pessoal. Algumas pessoas me pediram que eu publicasse num blog ou no facebook os textos que escrevi (e pretendo continuar a escrever) para o Jornal Nosso Boletim.
Penso que o blog será um grande instrumento para divulgar coisas boas e interessantes. Pretendo colocar aqui bem mais do que apenas os meus textos. Será um grande desafio, sobretudo no que se refere ao tempo... mas, vou tentar!
Trago hoje o Retiro Quaresmal proposto pelo Pe. Marcelo Souza, da Comunidade São Bento de Araraquara.

RETIRO QUARESMAL - 2016


Quaresma é um tempo de preparação para a Páscoa. Duas são as atitudes fundamentais deste tempo para todo o cristão: a conversão do coração (JEJUM E ORAÇÃO) e a solidariedade para com os necessitados (CARIDADE). A oração é o melhor meio para orientar a vida neste caminho.
O Retiro Quaresmal que, neste ano, tem como tema: “CASA COMUM, NOSSSA RESPONSABILIDADE” e lema a perícope do texto do profeta Amós – “QUERO VER O DIREITO BROTAR COMO FONTE E CORRER A JUSTIÇA QUAL RIACHO QUE NÃO SECA” (Am 5,24), procura responder Aos apelos evangélicos de uma necessária conversão e redescoberta dos verdadeiros valores da vida, que nos faz respeitar-nos e respeitar a natureza, dom supremo que Deus nos concedeu para que “tenhamos vida e vida em abundância”(cf. Jo 10,10). Trazendo este teama da CASA COMUM a campanha nos leva a olhar a vida como um todo e vermos que depende de todos e de cada um de nós a condição de termos o Reino de Deus implantado já no hoje de nossa história, propiciando dignidade de vida a todo homem e toda mulher.
Diante destas motivações queremos oferecer a comunidade uma proposta prática e fácil de RETIRO QUARESMAL. Trata-se de um roteiro de exercícios de oração diária, organizado para as seis semanas da quaresma. O roteiro se baseia na espiritualidade deste tempo que somos convidados a rever nosso proceder e caminhar a fim de celebrarmos o momento mais profundo de nossa fé: A SALVAÇÃO DADA POR JESUS ATRAVÉS DE SUA MORTE E RESSURREIÇÃO.
Como o nome diz, “RETIRO” quer dizer retirar-se, deixar um pouco as atividades de cada dia para oportunizar um encontro de oração pessoal com Deus. Jesus muitas vezes se retirou para o monte a fim de estar a sós com o Pai.
É este convite feito a você para esta quaresma. A principal condição de participar é sentir o desejo de fazer uma experiência pessoal de encontro com Deus. Uma vez tomada esta decisão, você se compromete: 1) a reservar diariamente um tempo de pelo menos 15 minutos para sua oração pessoal; 2) a dar alguns minutos para uma parada de “atenção amorosa” sobre o dia que passou; 3) a revisar, pessoalmente seu retiro e escrever sua experiência pessoal com Deus a fim de escrever seu projeto de vida.
  
Roteiro para a Oração Diária

a) escolher a hora e o lugar mais apropriado para a oração;
b) acolher a presença de Deus, saber que Ele me quer junto de si;
c) pedir a luz do Espírito Santo para que Ele me dirija e inspire;
d) no início de sua oração pessoal reze esta oração:

Aqui estou, meu Deus, diante de ti, tal como sou agora.
Estou sentado diante de Ti, Senhor, tranqüilo e pacificado.
Estou na tua presença e deixo-me conduzir.
Abro-me á tua proximidade.
Tu és a fonte da vida, a força da vida que me penetra.
Tu és minha respiração que me carrega e dilata.
Deixa que a paz me habite.
Concede-me a graça de me deixar “limpar” por Ti,
ser uma concha que se enche de Ti, oh Deus.
Que todos os meus pensamentos e sentimento,
Minha vontade e liberdade sejam orientadas
para o teu serviço e louvor, meu Deus, fonte da vida.
Assim seja!

e) Tomar o texto bíblico e ir dando os passos seguintes:
• Ler o texto inteiro de uma vez;
• Reler versículo por versículo;
• Ler devagar e escutar o que Deus me quer falar;
• Parar onde Deus me fala interiormente, não ter pressa, aprender a saborear;
• Deixar Deus ser próximo, presente;
• Sentir-se amado por Deus;
• Além de ler, usar os sentidos para ver, ouvir, apalpar, cheirar e sentir o sabor das coisas criadas;
• Ir acolhendo o que vier à mente, o que tocar o coração: pode ser desejos, luzes, apelos, lembranças...;
• Rezar, orar com louvores, pedidos, ações de graças;
• Finalizar a oração com uma despedida amorosa.
• Rezar um Pai-Nosso e uma Ave-Maria;
• Saindo da oração fazer uma revisão anotando as moções.
  
Textos para cada dia

Semana das cinzas: Retirar-se com o Senhor e fazer-se seu servidor.

Petição para todos os dias das cinzas: buscar a graça de fazer uma profunda experiência de Jesus Crucificado e Ressuscitado e assim testemunhá-lo como cristão no mundo.

 10/02 - Quarta de cinzas – EZ 18,30-32 – conversão é adesão pessoal à pessoa de Jesus
11/02 – Quinta de cinzas – Dt 30,19-20 – escolher Jesus é escolher a Vida
12/02 – Sexta de cinzas- Rm 8,38-39 – Jesus a certeza de nossa Vida
13/02 – sábado de cinzas – Lc 5,27-32 – Jesus nos chama e espera que o sigamos

1ª semana: Somente conhecendo a Jesus descobrimos quem somos.

Petição para todos os dias da semana: alcançar a graça de conhecer e experimentar o amor e a bondade, a misericórdia e a fidelidade de Deus, que nos foram revelados em Jesus Cristo, na sua pessoa e missão a fim de segui-lo.
  
14/02 – Lc 2,1-20 – uma nova Luz envolve a humanidade
15/02 – Jo 1,1-18 – o Verbo de Deus assumiu nossa carne para nos tornar um n’Ele.
16/02 – Lc 2,22-38 – quem encontra-se com Jesus,dele dá testemunho.
17/02 – Jo 1,35-39 – os dois primeiros discípulos vêem Jesus e vão ao seu encontro.
18/02 – Jo 1,40-42 – o encontro de Simão Pedro com Jesus.
19/02 – Jo 1,45-51 – o encontro de Natanael com Jesus.
20/02 – Mt 9, 9-13 – Jesus chama a todos.

2ª semana: Escutar Jesus é fazer um caminho de santidade

Petição para todos os dias da semana: Jesus ajuda-me a estar atento a tua Palavra, em todas as circunstâncias do meu cotidiano.
  
21/02 – Dt 6,1-9 – escutar a voz interior
22/02 – Jo 15,5 e Jo 14,6 – ouvir as palavras de Jesus
23/02 – Mc 10, 46-52 – Que queres que eu te faça?
24/02 – Lc 10, 38-42 – sentar aos pés de Jesus
25/02 – Mt 13, 10-17 – Deus fala através do universo
26/02 – Mt 7, 24-25 – o que ouve a Deus está seguro
27/02 – Mt 17, 5 – a nossa segurança está no Senhor
  
3ª semana: Deixar-se curar por Jesus e construir o Reino

Petição para todos os dias da semana: Dá-me Senhor, a graça de crer que Jesus é o Divino Médico que pode curar minhas feridas espirituais, psíquicas e físicas.
  
28/02 – Mt 15, 21-28 – Deus olha a intenção
29/02 – Lc 4, 16-21 – os olhos se fixam a Jesus
01/03 – Lc 19, 1-10 – é necessário vencer o limite
02/03 – Lc 15, 11-24 – reconhecer-se para ser perdoado
03/03 – Mt 5, 3-12 – o verdadeiro caminho da santidade
04/03 - Mt 17, 14-20 – quem suplica será ouvido
05/03 – Mt 9, 1-8 – a solidariedade nos leva à cura
  
4ª semana: Deixar-se chamar por Jesus e agir como Ele

Petição para todos os dias da semana: Jesus ajuda-me a abrir-me ao chamado assumindo todas as exigências.
  
06/03 – Mc 10,17-22 – O que me impede de seguir Jesus?
07/03 – Mt 10,16-25 – Os missionários precisam firmar-se na fé.
08/03 – Lc 5,1-7 – Jesus transforma nossos fracassos em esperanças.
09/03 – Lc 5,8-11 – Jesus chama pescadores para a missão.
10/03 – Mc 5,1-20 – A missão é testemunhar
11/03 - Mt 20,1-16 – Jesus nos chama a segui-lo a qualquer momento
12/03 – Mc 12,1-12 – O seguimento de Jesus nos cobra consciência de que a obra é de Deus.
 5ª semana: Deixar-se enviar por Jesus transformando-se em instrumento de paz
  
Petição para todos os dias da semana: que eu tenha a coragem de seguir e testemunhar Jesus.

13/03 – Jo 1,35-51 – quando estamos com Jesus dele recebemos a força
14/03 – Mt 9,35-38 – Jesus envia os discípulos para anunciar a Boa Nova do Reino.
15/03 – Lc 9, 22-27 - ser perseguidos faz parte da missão dos discípulos de Jesus
16/03 – Mt 28,16-20 – a missão dada por Jesus a seus discípulos é universal
17/03 – Jo 20,1-2.11-18 – o encontro de Maria Madalena com Jesus ressuscitado e a missão que Ele lhe dá
18/03 – Jo 4,1-42 – Ele conhece nosso interior
19/03 – Jo 12,1-11 – ungir Jesus é libertar-se

6ª semana: Deixar-se ser transformado por Jesus Cristo através da Cruz e ressurreição

Petição para todos os dias da semana: que eu possa entregar-me ao amor incompreensível de Deus Pai e deixar-me transformar por seu Espírito numa pessoa pascal, como Jesus.
  
20/03 – Lc 23,44-49 – Pai em tuas mão eu me entrego
21/03 – Jo 13,31-38 – em Jesus encontro abrigo
22/03 – Hb 12,1-3 – fixar-se no Mestre
23/03 – Jo 7,37-38 – Jesus sacia a sede
24/03 – Mt 16,24-28 – quem quiser me seguir tome sua cruz
25/03 – Fl 3,15-21 – Nele ressuscitaremos
26/03 – Jo 20 – Em Jesus ressuscitaremos

Revisão da oração
Terminada a oração, rever brevemente como se saem nela, perguntando-se:
- que Palavra de Deus mais me tocou?
- senti algum apelo, desejo, inspiração?
- tive alguma dificuldade ou resistência?
Anotar o que pareceu mais significativo na forma de breve oração de súplica ou de agradecimento.

Oração de atenção amorosa

No fim do dia, dê alguns minutos de atenção amorosa, fazendo-se presente a Deus como alguém que foi agraciado por Ele: agradeça a Deus tudo o que aconteceu de bem para você e para seus irmãos...; invoque o Espírito Santo, pedindo luz para discernir o uso que fez de sua liberdade...; verifique com olhar de fé as situações, encontros, acontecimentos em que permitiu que Deus atuasse em sua vida, sendo sinal de sua presença e amor para com os outros...; peça perdão a Jesus, seu amigo fiel, pelo bem que deixou de fazer, não se deixando conduzir por seu Espírito...; confie ao senhor o seu amanhã, experimentando a alegria de nele depositar sua esperança... Rezar o Pai-Nosso e encerrar a oração.
 .
Padre Marcelo Aparecido de Souza
Pároco da Igreja São Bento - Araraquara (SP)